Eleições 2014: Declaração do Presidente da CNE, Augusto Mendes | GBISSAU.com

Eleições 2014: Declaração do Presidente da CNE, Augusto Mendes

04/14/2014   Eleições 2014, Notícias

“…desde esta madrugada [14 de Abril] que os resultados refletidos nas diversas Atas Síntese estão a ser processados em cada uma das CRE´s. Ou seja, queremos que todos saibam que o processamento dos resultados já está em curso. (…) Entretanto, reafirmo aqui, com suporte na Lei, que a Comissão Nacional de Eleições é o único Órgão com competência e autoridade para divulgar os resultados oficiais. Esta atribuição já foi, aliás, reconhecida por quem está na disputa e corrida eleitoral”.

DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA CNE

14 de Abril de 2014

Srs. Jornalistas,

Por vosso intermédio, quero, em nome da Comissão Nacional de Eleições, dirigir umas palavras à Nação, após a demonstração que todos os seus Filhos deste País deram ontem, no dia da Votação destas Eleições Gerais de 2014.

A Guiné-Bissau está de parabéns, porque os Guineenses decidiram demonstrar ao mundo enorme vontade de mudar a página da instabilidade e subdesenvolvimento:

Os Eleitores afluíram em massa às Assembleias de Voto. A percentagem de participação ronda em algumas regiões em valores superiores dos 80%. Noutras, onde os Presidentes das CRE´s preferem comprometer-se com dados, quando tiverem chegado a informação de todas as Mesas de Voto, avançam, no entanto, dever cifrar-se acima dos 60%;

No entanto, concluem ter sido a maior participação de sempre na história das nossas Eleições, apesar de alguns Eleitores não terem conseguido identificar as Mesas de Voto onde estavam inscritos;

A prova de civismo e de cooperação prestada pelos Eleitores, pela forma paciente e tolerante como contribuíram para minimizar os constrangimentos na identificação das suas Mesas de Assembleia de Voto, decorrentes da falta e ausência de informação atempada, que os arranjos finais deste novo modelo de Recenseamento Eleitoral realizado pelo GTAPE impossibilitou;

As palavras de serenidade dos Candidatos e Candidaturas, evocando à postura democrática de Todos, reafirmando que os resultados da vontade da maioria devem ser respeitados;

A afirmação expressa pelo Sr. Presidente da República em exercício neste período de Transição, reveladora do esforço de unidade nacional, de inclusão, unificação e de inicio de um novo ciclo de mudança, respeitador dos superiores interesses de Todos os Guineenses.

Foram todas as contribuições decisivas para o balanço positivo de que estamos aqui hoje a fazer.

Para além do empenho dos Guineenses, este Processo está a ser um sucesso, muito pelo apoio que os Parceiros Internacionais deram e têm estado a dar.

A Comissão Nacional de Eleições e este seu novo Secretariado Executivo não podiam, ainda, deixar de manifestar o seu reconhecimento, e o regozijo das manifestações de confiança e encorajamento expressas pelos mais altos representantes da Comunidade Internacional e seus Parceiros diretos:

O Sr. Representante do Secretário Geral das Nações Unidas,

Do Representante Residente do PNUD,

Do Presidente da Comissão da CEDEAO,

E dos diversos Chefes de Missão da Observação Internacional.

A Todos eles e às suas Organizações, um agradecimento da CNE em nome dos Guineenses, porque ajudaram na prossecução de um objetivo comum.

Depois da votação massiva e cívica, as maiores expectativas dos guineenses estão à volta dos resultados. Para informação de todos, o Processo encontra-se agora na fase do Apuramento dos diversos Círculos Eleitorais, e do processamento dos dados da Eleição Presidencial.

O Secretariado Executivo da CNE já solicitou às nossas Comissões Regionais Eleitorais um esforço complementar, que permita à CNE trazer a público o mais cedo possível o resultados destas Eleições Gerais.

Para o efeito, desde esta madrugada que os resultados refletidos nas diversas Atas Síntese estão a ser processados em cada uma das CRE´s. Ou seja, queremos que todos saibam que o processamento dos resultados já está em curso.

Entretanto, reafirmo aqui, com suporte na Lei, que a Comissão Nacional de Eleições é o único Órgão com competência e autoridade para divulgar os resultados oficiais.

Esta atribuição já foi, aliás, reconhecida por quem está na disputa e corrida eleitoral.

Por último,

Permitam-me que me dirija a todos os nossos Agentes Eleitorais, aos Delegados Regionais e aos seus Presidentes;

A toda a Equipa Técnica, tanto dos Quadros Nacionais, como os da Assistência Internacional, que trabalharam em todo o espaço nacional;

Num reconhecimento sentido pelo seu empenho e espirito de sacrifício.

Todos fizemos acontecer estas Eleições Gerais de 2014.

Obrigado.

via Eleições 2014: Declaração do Presidente da CNE, Augusto Mendes | GBISSAU.com.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s