Novas da Guiné Bissau: Thompson lança novo estudo, “Estabilidade e Reconciliação na Guiné-Bissau”, publicado pela Universidade de Defesa Nacional dos EUA

Thompson lança novo estudo, “Estabilidade e Reconciliação na Guiné-Bissau”, publicado pela Universidade de Defesa Nacional dos EUA

Peter Thompson lançou uma nova publicação relativa à Guiné-Bissau, uma obra em co-autoria com o académico norte-americano Davin O’Regan, na Universidade de Defesa Nacional, em Washington DC (EUA).

O estudo, de 58 páginas, “Estabilidade e Reconciliação na Guiné-Bissau” é uma das avaliações académicas mais compreensíveis sobre o estado da Guiné-Bissau até hoje escrito. Inclui recomendações para a comunidade internacional em relação à reforma do sector da segurança, a reconciliação política e a luta contra o crime organizado. Os maiores desafios para a segurança e desenvolvimento do povo guineense são descritos tendo em conta as perspectivas históricas, regionais, étnicas e militares.

Peter Thompson, que é o Coordenador do Grupo Parlamentar do Reino Unido para a Guiné-Bissau, afirmou: “Este estudo é um exame extenso das circunstâncias presentes da Guiné-Bissau, mas talvez mais importante que isso, vai ao encontro das origens históricas destes problemas, a necessidade de reconciliar o passado deste país e a ligação entre o crime organizado e o falhanço do Estado.

De igual forma, aborda a perspectiva regional nestas matérias e analisa o impacto da crise na Guiné-Bissau na África Ocidental e de que forma esta crise pode ser uma ameaça para o mundo”.

Este estudo foi publicado pelo Centro Africano para Estudos Estratégicos na Universidade de Defesa Nacional norte-americana, a instituição académica do Exército dos Estados Unidos.

Apesar de já ter sido publicado, o lançamento oficial europeu deste estudo terá lugar em Setembro, num jantar oficial que terá lugar no Parlamento Britânico.

A obra agora publicada será analisada por governos e missões diplomáticas pelo mundo. Já lançado em inglês, versões em português e francês estarão disponíveis em breve.

http://africacenter.org/wp-content/uploads/2013/06/SpecialReport-Guinea-Bissau-JUN2013-EN.pdf

 

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s