Angola Press – África – Ramos-Horta organiza seminário sobre modernização das Forças Armadas guineenses

Ramos-Horta organiza seminário sobre modernização das Forças Armadas guineenses

Díli – O representante do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, disse hoje (sexta-feira) que vai organizar um seminário em Julho para calendarizar a modernização das forças armadas guineenses.

José Ramos-Horta falava aos jornalistas após ter aterrado no aeroporto Nicolau Lobato, em Díli, onde vai permanecer durante uma semana para contactos com as autoridades timorenses sobre o apoio à Guiné-Bissau.

 

“Não será mais uma conferência como tantas que há, é uma conferência direccionada para resultados concretos, isto é, para marcar já a calendarização da modernização das forças armadas da Guiné-Bissau, em que Timor-Leste pode ter um contributo através da nossa própria experiência”, afirmou José Ramos-Horta.

 

O antigo chefe de Estado timorense disse também que a conferência começa a 11 de Julho e só vai terminar no final daquele mês.

 

Segundo Ramos-Horta, o chefe das Forças Armadas de Moçambique já confirmou que vai participar, tal como a União Europeia, Nigéria e alguns países da África da Central.

 

“É uma conferência não académica, vocacionada para questões de natureza prática”, disse.

 

O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau disse também que o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, já designou uma delegação, liderada pelo brigadeiro-general Filomeno Paixão, para se deslocar à Guiné-Bissau para participar na conferência.

 

Durante a sua estada em Díli, Ramos-Horta vai também discutir com as autoridades timorenses o início dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento de Timor-Leste para a Guiné-Bissau.

 

Relativamente à situação da Guiné-Bissau, Ramos-Horta disse que há mais “optimismo” e “esperança” no país devido aos progressos registados nos últimos cinco meses.

 

“Na área dos direitos humanos, a situação melhorou muito. Não tem havido desde a minha chegada qualquer acto de violência política fatal, continua a haver diálogo intenso entre as forças políticas, chegando já a um governo de inclusão, que foi bastante felicitado por todos os guineenses e comunidade internacional”, afirmou.

 

Ramos-Horta disse também que as eleições se devem realizar em Novembro ou Dezembro deste ano.

 

“Quando cheguei insisti sempre que dada a complexidade dos desafios da Guiné-Bissau não haverá um único partido, mesmo mais votado, que possa governar o país sozinho. Eles terão que abandonar a prática e a cultura do passado de exclusividade e já aceitaram este princípio de que nas próximas eleições não haverá perdedores”, afirmou.

 

Segundo Ramos-Horta, significa que o partido mais votado convidará o segundo, o terceiro, o quarto para continuarem a governar juntos para assegurar a estabilidade.

 

O representante do secretário-geral da ONU salientou que após as eleições vai haver uma segunda fase de intervenção das Nações Unidas, que passa pela reorganização do Estado timorense.

 

“Todo o Estado tem de ser modernizado através de peritos colocados em cada sector, porque podemos ter eleições, ambiente político saudável, mas se o Estado não for reorganizado, modernizado, não será possível manter a estabilidade política e o Estado cumprir com as suas obrigações sociais, por exemplo, de desenvolver o país de forma sustentável e equitativa”, disse.

 

A Guiné-Bissau tem um governo de transição, o segundo já, na sequência do golpe de Estado de Abril de 2012.

via Angola Press – África – Ramos-Horta organiza seminário sobre modernização das Forças Armadas guineenses.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s