Guiné-Bissau: Demora no início da campanha de caju representa um risco para o país

Bissau – O Chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Guiné-Bissau advertiu, esta quinta-feira, 9 de Maio, para que a demora no início da campanha de comercialização de caju representa um risco para o país.

Maurício Villafuerte falava no final de uma visita de onze dias ao país, no âmbito da «Missão do Artigo IV à Guiné-Bissau», dizendo que o FMI prevê a continuidade da inflação controlada em valores baixos de um só dígito, na linha de crédito de convergência da União Monetária Oeste Àfricana (UEMOA).

Por outro lado, Villafuerte considerou que a recuperação na exportação da castanha e a continuação do apoio orçamental, por parte dos parceiros regionais da Guiné-Bissau, vão contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto real, em cerca de 3,5% em 2013.

Em termos de crescimento, o responsável disse esperar que, em 2013, a economia nacional recupere da situação difícil em relação ao ano anterior, marcado com a queda bruta nos volumes de preços de exportação da castanha de caju.

«Os baixos níveis de receitas e subsídios adicionados às limitações de financiamento implicam a necessidade de um apertado envelope de despesas e um restrito controlo das finanças públicas, como forma de evitar atrasos a nível interno, protegendo as despesas das necessidades sociais e as prioritárias», referiu Maurício Villafuerte.

O FMI disse ainda estar disponível para trabalhar com a Guiné-Bissau no sentido de fazer face às dificuldades, através de uma assistência técnica do Conselho de Administração do FMI, considerada no quadro do «Artigo IV», previsto para Junho.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-05-09 18:18:30

via Bissau Digital | Notícias em Tempo Real.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s