Luanda Digital | Notícias de Angola em Tempo Real

Guiné-Bissau: Rumores sobre movimentações militares deixam capital sob tensão

Bissau – Os guineenses passaram a noite desta quarta-feira, 3 de Abril, de forma inquieta. Durante todo o dia circularam rumores de que os militares se teriam apoderado de algumas instituições públicas, nomeadamente as sedes do Parlamento, do Governo e da Presidência da República.

Estas informações, ao que a «Voz da América» apurou, elevaram o nível de alerta e a consequente tomada de medidas de precaução, por parte de algumas representações diplomáticas sedeadas em Bissau.

Como efeito deste cenário, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas veio, esta quinta-feira, 4 de Abril, desmentir que os militares tenham realizado alguma manobra extraordinária que possa sustentar tais ruídos.

António Indjai tranquilizou os guineenses e disse que as aludidas informações visam somente aprofundar a instabilidade no país e, com isso, fazer fracassar a presente campanha de comercialização da castanha de caju. O General afirmou que já foram identificadas as fontes, que serão responsabilizadas.

Noutro desenvolvimento, a Promotoria do Tribunal Militar Regional de Bissau retirou as acusações sobre cinco dos 17 acusados da tentativa de assalto ao regimento de Pára-comandos, que decorreu a 21 de Outubro.

Trata-se de João Pedro Manga, Dembo Drame, Siaca Djedjo, Lino Ca e Lassana Sane, que, esta manhã, segundo uma fonte da Defesa guineense, levantaram as respectivas guias de soltura junto do Tribunal Militar Regional.

O julgamento deste mediático caso tem como principal acusado o Capitão Pansau Intchama e outros dois altos oficiais das Forças Armadas, nomeadamente Jorge Sambu, antigo vice-Chefe de Estado-maior da Armada guineense, e Braima Djejo, cujas sentenças serão conhecidas a 18 de Abril.

Lassana Cassama

(c) PNN Portuguese News Network

via Luanda Digital | Notícias de Angola em Tempo Real.

Advertisements

One comment

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s