Guiné-Bissau: UE disponibiliza mais de 500 mil euros para a transformação de caju | Jornal Digital

Guiné-Bissau: UE disponibiliza mais de 500 mil euros para a transformação de caju

2013-02-15 11:35:34

Bissau – A União Europeia (UE) anunciou uma ajuda financeira de 580 mil euros para a promoção da transformação local do caju.

Com a duração de 30 meses e em parceria com Organização Holandesa de

Desenvolvimento (SNV), a verba é destinada à campanha de marketing durante o período do Carnaval de 2013, tendo como finalidade dar a conhecer os produtos resultantes da transformação de caju ao nível nacional.

Segundo uma nota das duas organizações a que a PNN teve acesso, o referido projecto teve início em Janeiro de 2011 e pretende fomentar os trabalhos de promoção, processamento e diversificação de produtos provenientes do caju nas regiões de Bafatá, leste do país, bem como na região de Cachéu, norte da Guiné-Bissau.

A mesma nota informou ainda que a implementação deste projecto está sob a alçada da SNV, em parceria com a Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial (FUNDEI), e o Centro de Promoção de Caju.

A acção apoia, actualmente, quatro cooperativas de produtores de caju, nomeadamente Naforé e Sabunhima, na região de Bafatá, bem como a de Buwondena e COAJOQ, na região de Cachéu. Todas estas cooperativas têm como actividade principal a formação de pessoas em técnicas de transformação, como forma de diversificação de produtos tais como sumo, bolachas e amêndoas, destinados ao mercado nacional e à exportação.

A formação técnica na gestão de negócios, o acesso ao fundo de maneio para início dos trabalhos, a promoção de produtos processados e a facilitação de ligações comerciais com outros autores da cadeia – para promover canais de distribuição e potenciar o valor dos produtos nacionais – são algumas das actividades do projecto.

(c) PNN Portuguese News Network

via Guiné-Bissau: UE disponibiliza mais de 500 mil euros para a transformação de caju | Jornal Digital.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s