Curta portuguesa ‘Tabatô’ na competição de Berlim – Artes – DN

por Maria João Caetano

Imagem de ‘Tabatô’ Fotografia © Direitos reservados

O filme Tabatô , de João Viana, foi selecionado para a competição oficial de curtas-metragens do Festival de Berlim, de 7 a 17 de fevereiro.

Tabatô foi realizado na aldeia com o mesmo nome, na Guiné Bissau, que é, explica o realizador, “um local extraordinário”, onde “toda a gente toca algum instrumento”. Viana pensou fazer um documentário mas como “aquela é uma terra de contadores de histórias” acabou por ir para a ficção e fazer uma curta e uma longa-metragem que, se tudo correr bem, hão de chegar às salas de cinema nacionais no segundo semestre deste ano.

João Viana criou em 2009 a sua própria produtora, a Papaveronoir, mas as dificuldades são muitas. “Tenho imensa liberdade mas é terrível nos tempos que correm”, comenta. Para já, o objetivo é Berlim. “Não tenho dinheiro para ir nem sequer para fazer as cópias para mandar para o festival, vamos ver como faremos.” O realizador espera que o ICA abra, em tempo útil, os concursos de apoio à particiapação nos festivais. “É uma oportunidade única”, diz.

Viana, nascido em 1966, estreou-se como realizador em 2004 com A Piscina, que esteve em competição em Veneza. É também realizador da curta Alfama, que competiu em Clermont-Ferrand. A Batalha de Tabatô será a sua primeira longa-metragem: “Tem os mesmo atores e são filmadas no mesmo local mas são histórias e filmes diferentes”, explica.

Em 2011, recorde-se, João Salaviza venceu a competição de curtas-metragens com Rafa.

Uma outra curta portuguesa, Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho, estará na secção Generation de Berlim. Este é um filme a preto e branco que é um projeto coletivo, ainda que assinado por Pedro Pinho, sobre “um dia na vida de adolescentes, num subúrbio de Lisboa”.

via Curta portuguesa ‘Tabatô’ na competição de Berlim – Artes – DN.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s