Guiné-Bissau: Autoridades recebem formação sobre direitos dos prisioneiros | GBISSAU.com

Notícias

Bissau (PNN/Jornal Digital, 20 de Novembro de 2012) – Alguns elementos da Polícia de Ordem Pública e da Guarda Nacional encontram-se reunidos, em Bissau, numa acção de formação sobre os direitos dos prisioneiros e detidos no país.

Esta ação de formação enquadra-se no projeto de reforço dos direitos dos prisioneiros e detidos na Guiné-Bissau, no âmbito do instrumento Europeu para a Democracia e dos Direitos Humanos, denominado «Pirsoneru um homi nobu», ou seja, prisioneiro um homem novo.

O evento tem a colaboração da Secretaria do Estado de Segurança Nacional e Ordem Pública, cujos participantes vão abordar, durante dois dias, o Código de processo penal, mandado de detenção, auto de interrogatório de arguido, bem como a declaração do suspeito.

Falando na cerimónia de abertura do encontro, Basílio Sanca, da Secretaria do Estado de Segurança Nacional e Ordem Pública, disse que o polícia tem por obrigação estar ao lado dos direitos humanos.

«Queremos preparar os polícias para aplicação dos direitos humanos e saber como lidar com as pessoas detidas», referiu Basílio Sanca.

O Governante lembrou também que, em tempos, as funções da polícia não eram compatíveis com a garantia de direitos humanos.

A elaboração da acta e o encaminhamento do processo para o Ministério Público fazem parte da agenda deste encontro, que termina a 20 de Novembro.

Samuele Tini, Representante Nacional da ONG «Manitese», entidade promotora do acto, é de opinião que este encontro surge na sequência de outros já realizados nas regiões de Oio, Mansoa, no norte do país, e em Bafatá, na zona leste da Guiné-Bissau.

Ao nível do Sector Autónimo de Bissau, o curso é destinado as aos agentes da 2ª Esquadra e da Polícia Judiciaria.

Guiné-Bissau: Autoridades recebem formação sobre direitos dos prisioneiros

via Guiné-Bissau: Autoridades recebem formação sobre direitos dos prisioneiros | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s