Timor-Leste disponível para ajudar Guiné-Bissau na procura de soluções para a crise – PR interino deposto – Notícias – Sapo Notícias

Díli, 16 nov (Lusa) – O Presidente interino deposto da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, disse hoje que Timor-Leste manifestou “total disponibilidade” para ajudar os guineenses na procura de soluções para a crise que o país africano vive desde abril.

“Encontrei da parte do Presidente total disponibilidade em ajudar na gestão e na procura de soluções para a crise que se instalou no nosso país”, afirmou Raimundo Pereira.

O Presidente interino deposto da Guiné-Bissau falava numa conferência de imprensa conjunta realizada na presidência timorense, no âmbito de uma visita de trabalho a Timor-Leste iniciada na quinta-feira.

Segundo Raimundo Pereira, o apoio de Timor-Leste vai “continuar a ser feito no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”

“Pensamos que Timor, que também teve os seus problemas e conseguiu gerir a transição, também poderá de facto ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar o seu problema”, salientou.

Para Raimundo Pereira, terão de ser os guineenses a dar o primeiro passo para ultrapassar a crise que o país vive, mas é preciso o apoio da comunidade internacional.

“É preciso encontrar uma unidade entre a CEDEAO (Comunidade Económica dos Países da África Ocidental), a CPLP e a União Africana e de todos os países e instituições com interesse na Guiné-Bissau para harmonizar posições e se encontrar uma solução globalmente aceite para o problema”, afirmou.

A 12 de abril, na véspera do início da segunda volta para as eleições presidenciais da Guiné-Bissau, na sequência da morte por doença do Presidente Malam Bacai Sanhá, os militares derrubaram o Governo e o Presidente.

A Guiné-Bissau está a ser administrada por um Governo de transição, apoiado pela CEDEAO, que pretende realizar eleições no país em abril do próximo ano.

A maior parte da comunidade internacional, incluindo a CPLP, não reconhece as novas autoridades de Bissau.

Durante a sua estada em Timor-Leste, que termina no sábado, Raimundo Pereira, que viajou acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros deposto, Mamadu Djaló Pires, reuniu-se já com as autoridades timorenses.

MSE // VM.

Lusa/Fim

via Timor-Leste disponível para ajudar Guiné-Bissau na procura de soluções para a crise – PR interino deposto – Notícias – Sapo Notícias.

2 comments

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s