Autoridades guineenses acusam Zamora Induta de ser o orquestrador do atentado de 21 de Outubro – Guiné-Bissau – RFI

RFI

Daba Na Walna, porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas Guineenses acusou ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas guineenses Zamora Induta de ser o orquestrador do ataque comandado por Pansau N’Tchamá.

Pansau N’Tchamá foi capturado ontem na ilha de Bolama, hoje o capitão foi novamente apresentado à imprensa, porém não prestou qualquer declaração. Foi apresentado para ser fotografado e filmado, sendo depois reconduzido à cela.

Quem falou foi o tenente-coronel Daba Na Walna, em conferência de imprensa, referiu-se ao percurso do capitão Pansau N”Tchamá, salientando que o militar esteve entre Portugal e a Gâmbia. Segundo o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas guineenses, “Portugal não cuidou bem da vigilância ao Pansau”, que apareceu em Bissau a liderar um ataque a um quartel militar.

Daba Na Walna disse que o ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas guineenses Zamora Induta seria o orquestrador do ataque executado por Pansau N’Tchamá e que este contou com cúmplices internos, mas que a operação foi montada no exterior.

O porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas Guineenses revelou ainda que o plano era assassinar o general António Indjai, criar confusão no país para justificar o envio de uma força multinacional. Daba Na Walna concluiu que esta história será agora clarificada durante o julgamento do capitão Pansau N’Tchamá.

Recorde-se que a 21 de Outubro, o quartel dos para-comandos (uma força de elite do Exército guineense) foi atacado por um grupo de homens que, na versão das autoridades civis e militares, seriam comandados pelo capitão Pansau N’Tchamá.

Com a colaboração do nosso correspondente em Bissau, Mussa Baldé.

Correspondência de Mussa Baldé

 

27/10/2012

 

Ouvir (01:38)

 

 

 

via Autoridades guineenses acusam Zamora Induta de ser o orquestrador do atentado de 21 de Outubro – Guiné-Bissau – RFI.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s