Ordem dos Advogados – Marinho e Pinto prostesta contra tortura de Advogado na Guiné-Bissau

A Ordem dos Advogados Portugueses vem protestar publicamente contra o violento espancamento de que foi alvo o Advogado da Guiné- Bissau, Dr. Silvestre Alves, por parte de um grupo de militares daquele país.

O causídico, que é também líder do Movimento para a Democracia na Guiné (MDV), foi retirado à força, ontem à tarde, do seu escritório em Bissau por um grupo de militares dizendo-lhe que seria levado para as instalações do Estado Maior das forças Armadas.

No entanto, o grupo levou-o para uma mata nos arredores da capital guineense e torturou-o barbaramente, o que originou o seu internamento nos cuidados intensivos do Hospital de Bissau, onde ainda se encontra sob observação com vários ferimentos espalhados pelo corpo, nomeadamente politraumatismos.

Aparentemente, o motivo do sequestro e do espancamento está relacionado com declarações feitas por Silvestre Alves sobre a actual situação naquele país, na sequência de uma tentativa de assalto ao quartel das Forças Armadas levada a cabo por outros militares.

O Bastonário da OAP foi alertado para a situação, hoje, ao princípio da tarde por um ex-ministro da justiça da Guiné-Bissau, tendo de imediato entrado em contacto com o seu homólogo guineense, Domingos Quadé, bem como o anterior bastonário, Armando Mango, que confirmaram a situação.

A OA apela, assim, ao governo português para que, perante este atentado ao direitos humanos, desencadeie as acções que julgar convenientes e, sobretudo, para que providencie a rápida transferência daquele advogado e dirigente político para Portugal, a fim de poder ser tratado adequadamente, até porque a sua continuação naquele país poderá pôr em perigo a sua vida.

Manifestamos também a nossa solidariedade com o colega em causa, bem como com a Ordem dos Advogados da Guiné-Buissau, nomeadamente com o Seu Bastonário, Domingos Quadé, contra este acto de barbárie e exortamos a OAG-B e todos os advogados desse país a prosseguirem a sua corajosa luta pela construção de um estado de direito democrático.

Lisboa, 23 Outubro 2012

A. Marinho e Pinto

(Bastonário)

via Ordem dos Advogados – Notícias – Advogado torturado na Guiné-Bissau.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s