Liga dos Direitos Humanos condena execução de cidadãos na Gâmbia – Notícias – Sapo Notícias

Bissau, 29 ago (Lusa) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau condenou hoje a execução de nove prisioneiros na Gâmbia e apelou às autoridades de Bissau para que intercedam a favor do cidadão do país que aguarda para ser executado.

Em comunicado, a Liga diz-se triste e preocupada com o que se passa na Gâmbia onde, no passado dia 26, o regime do Presidente Yaya Jammeh mandou executar nove detidos, entre cidadãos gambianos e de outros países da África ocidental.

Um cidadão guineense terá sido morto e outro estará ainda nos calabouços em Banjul, num grupo de 47 condenados que aguardam para serem executados. O Presidente Jammeh afirmou, em discurso difundido pela televisão gambiana, que os condenados serão executados até ao final de setembro.

“Na democracia e no estado de direito, a vida humana é o valor supremo, fundamento e a razão da existência do próprio Estado, conquanto a sua preservação e proteção se traduzem nas obrigações fundamentais dos Estados a nível nacional e internacional, independentemente das circunstâncias envolventes ou condições existentes”, afirma a Liga Guineense dos Direitos Humanos no seu comunicado.

O comunicado lembra que entre os 47 condenados estará um cidadão guineense, cuja identidade ainda se desconhece.

A organização guineense quer não só a intervenção das autoridades de Bissau, como também das diferentes organizações africanas defensoras dos direitos humanos, bem como da União Africana, para a salvaguarda da vida dos condenados.

MB.

Lusa/Fim

via Liga dos Direitos Humanos condena execução de cidadãos na Gâmbia – Notícias – Sapo Notícias.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s