Passaportes biométricos vão ser produzidos no país — Governo Transição – Notícias – Sapo Notícias

Bissau, 24 ago (Lusa) – Os passaportes biométricos da Guiné-Bissau vão passar a ser feitos no próprio país pela Imprensa Nacional, revelou à agência Lusa o ministro da presidência do Conselho de ministros e porta-voz do Governo de transição, Fernando Vaz.

De acordo com Fernando Vaz, os novos documentos começarão a ser produzidos pela INACEP (Imprensa Nacional) a partir de setembro.

“É uma questão de soberania. Os passaportes da Guiné-Bissau caíram em descrédito total. Uma vez que são feitos na China, não temos nenhum controlo sobre quem os faz, com quantos é que fica, onde vão parar”, notou Fernando Vaz.

“Sabemos é que existem muitos chineses com passaportes da Guiné-Bissau. Isso é público, são conhecidas várias denúncias públicas, inclusive que em Macau se vendia um passaporte da Guiné-Bissau por 50 mil dólares”, esclareceu ainda o ministro da Presidência do conselho de ministros.

Fernando Vaz disse que além da China os passaportes da Guiné-Bissau também são produzidos em outros países, nomeadamente na Alemanha, o que, sublinhou, é de “difícil controlo”.

Os passaportes biométricos a serem fabricados na Guiné-Bissau terão informação que, segundo o porta-voz do Governo de transição, serão “importantes para investigação criminal”.

“A firma que está por detrás deste serviço é americana, esses passaportes biométricos terão no chip desde impressão digital, retina, saliva, e ADN, informações extremamente importantes para as investigações criminais”, adiantou Fernando Vaz.

No futuro a mesma empresa produzirá também o Bilhete de Identidade guineense, cartão de recenseamento, cartões multibanco, carta de condução, frisou Fernando Vaz.

O porta-voz do Governo de transição da Guiné-Bissau explicou que o custo unitário do passaporte biométrico será acessível ao cidadão guineense.

MB.

Lusa/Fim

via Passaportes biométricos vão ser produzidos no país — Governo Transição – Notícias – Sapo Notícias.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s