Jornalista lança jornal O Democrata para investigar assuntos políticos – Lusofonia – Sapo Notícias

Bissau, 10 ago (Lusa) – O jornalista e professor universitário da Guiné-Bissau António Nhaga lançou hoje um jornal intitulado O Democrata que se vai dedicar sobretudo ao jornalismo de investigação de assuntos políticos do país.

Antigo colaborador da agência Lusa na Finlândia, António Nhaga, professor da cadeira da Comunicação Social na universidade Lusófona da Guiné-Bissau, explicou a decisão com a necessidade de o país contar com um jornal que investigue “com profundidade assuntos da política”.

“Tudo o que seja de interesse público será investigado. O jornal será uma espécie de código de interesse público. Segredos de Estado, segredos da Justiça ou segredos militar não serão investigados, mas desde que seja do interesse público merecerá a nossa atenção”, afirmou António Nhaga.

Atual colaborador, entre outros, dos jornais portugueses Record e Diário de Noticias, António Nhaga compreende os riscos do projeto em que embarca, mas garante não ter medo.

“Não sou nenhum ‘kamikaze’ mas também não tenho medo, é claro que não me vou atirar aos problemas, mas também não me vou esconder perante factos relevantes da nossa sociedade”, esclareceu, quando questionado sobre os perigos que possam advir de investigação de certos assuntos.

O nome do Democrata — que será um jornal bissemanal de 16 páginas e em duas cores — visa contribuir “à sua maneira” para a edificação da democracia na Guiné-Bissau, explicou.

O título foi escolhido porque “pensamos que cada um de nós, guineenses, tem a sua quota-parte a dar nesta história da afirmação da democracia na Guiné-Bissau. Jornalismo de investigação é uma área ainda virgem para explorar”, notou Nhaga.

O editor diz também ter noção das dificuldades, num país em que vários jornais já foram lançados para desaparecerem meses depois, mas acredita que “existe mercado para um jornal sério e de investigação”

Colaborador também da revista África Confidential, António Nhaga conta com os seus conhecimentos junto da empresa portuguesa para fazer avançar o Democrata.

“Tenho muitos conhecimentos em Portugal. Ouvi uma rádio a dizer que os americanos é que estão a apoiar o nosso projeto. Não é verdade”, referiu

MB.

Lusa/Fim

via Jornalista lança jornal O Democrata para investigar assuntos políticos – Lusofonia – Sapo Notícias.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s