Desejado Lima da Costa: “Guiné-Bissau não se pode dar ao luxo de separar eleições legislativas e presidenciais” | GBISSAU.com

Desejado Lima da Costa: “Guiné-Bissau não se pode dar ao luxo de separar eleições legislativas e presidenciais”

Posted on 06/27/2012 by GBissau.com

Desejado Lima da Costa, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau

Bissau, (Fonte: Lusa, 26-6-12) – O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau estimou hoje em cinco milhões de euros o montante necessário para fazer o recenseamento eleitoral, com vista às eleições gerais de 2013.

Desejado Lima da Costa, que falava à saída de um encontro com o Presidente da República de transição, Serifo Nhamadjo, acrescentou que para o processo eleitoral deverá ser necessário outro tanto.

Desejado Lima da Costa disse que analisou com Serifo Nhamadjo as etapas do processo e a projeção financeira, acrescentando que a CNE apresentará nos próximos dias “as suas necessidades, para as diferentes fases do processo eleitoral”.

Na próxima semana, explicou, vai dar-se início à conclusão do processo de cartografia, que deverá durar no máximo um mês.

Com a cartografia completa há condições para se dar início ao processo do recenseamento biométrico. Segundo Lima da Costa há já empresas interessadas em participar no concurso internacional para o recenseamento, sendo também necessário começar a buscar financiamento e mobilização de parceiros.

Tendo em conta a realidade económica mundial e o montante necessário (10 milhões de euros), a Guiné-Bissau “não se pode dar ao luxo de separar eleições legislativas e presidenciais”, disse.

Na passada sexta-feira o presidente da CNE reuniu-se com o representante da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) em Bissau, que prometeu apoio da organização regional para o processo eleitoral, pedindo à CNE para que apresentasse um orçamento do montante necessário para as eleições.

As eleições deverão realizar-se até maio do próximo ano.

via Desejado Lima da Costa: “Guiné-Bissau não se pode dar ao luxo de separar eleições legislativas e presidenciais” | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s