Estados falhados: Guiné-Bissau cada vez pior, Timor progride > Internacional > TVI24

A Guiné-Bissau vem tendo a cada ano piores classificações no índice de Estados falhados, chegando este ano à 15ª posição, de acordo com a lista dos piores Estados do mundo, divulgada nesta terça-feira.

Trata-se de uma lista publicada anualmente pela revista Foreign Policy, que a elabora em conjunto com a organização Fund for Peace, tendo em conta dados como pressões demográficas, direitos humanos, economia, segurança ou intervenção externa.

Em 2009, a Guiné-Bissau aparecia como o 27º pior Estado, com a Somália a liderar a lista dos Estados falhados (liderança que sempre tem mantido). Pior classificação tinha obtido Timor-Leste, outro Estado de Língua Portuguesa (20º lugar). Angola surgia em 55º lugar.

Em 2010, a Guiné-Bissau desceu cinco lugares, para 22º, e Timor-Leste desceu também mas apenas dois lugares (18º). Na lista dos 60 piores, Angola recuou e ficou em 59º lugar.

No ano passado, enquanto Timor-Leste se afastava da lista negra dos 20 piores lugares (23º), a Guiné-Bissau voltava a obter um pior resultado e chegava ao 18º pior país. Na lista dos 60 piores, Angola regredia também (52º lugar) e Moçambique aparecia em 57º lugar.

No ranking deste ano, a Guiné-Bissau desce para o 15º lugar, Timor-Leste melhora e está agora em 28º lugar, Angola voltou a regredir (49º) e Moçambique melhora duas posições (59º).

A lista é feita tendo em conta 12 indicadores sociais, políticos e económicos de 177 países. A Guiné-Bissau obteve 99.2 pontos, numa escala que pode ir até 120 e que quanto mais alta pior é o país.

A Somália, o Estado falhado por excelência, obteve 114.9 pontos. Timor-Leste chegou aos 92.7. Portugal teve este ano 34.2 pontos e o Brasil 64,1.

via Estados falhados: Guiné-Bissau cada vez pior, Timor progride > Internacional > TVI24.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s