Ditadura do Consenso: Na Walna vs Indjai: A verdade é como o azeite…

O porta-voz do Comando Militar, Dahaba na Walna e o CEMGFA, António Indjai estão de candeias às avessas. Tudo porque Na Walna não gostou de ver o CEMGFA a tentar “camuflar” o mal-estar nos quartéis, que começou na reunião com os antigos combatentes, na semana passada no parlamento e terminou numa patética visita ao quartel da Amura. Depois, o post no ditadura do consenso, em que um oficial superior acusava Indjai de meter ao bolso centenas de milhões de Fcfa que eram destinadas para alimentar as casernas – http://ditaduradoconsenso.blogspot.pt/2012/06/denuncia-i-para-os-militares-que.html – o caldo entornar-se-ia na passada quarta-feira.

António Indjai levou diversas individualidades ligadas aos meios artísticos para uma visita guiada ao quartel da Amura, e mostrou-lhes as parcas condições nas cozinhas: a alimentação era fraca, só havia arroz seco e a falta de condições de higiene era assustadora: tudo, para tentar justificar a o golpe de 12 de Abril, tentando atribuir as culpas ao governo deposto de Carlos Gomes Junior.

Só que os militares sabem muito bem que a história não é assim. Os angolanos, até à altura do golpe, garantiam toda a alimentação dos soldados guineenses, em todos os quartéis do País, tendo mesmo feito obras de melhoramento das cozinhas. Com a entrada dos militares da CEDEAO a situação agravou-se, pois os militares e polícias que para aqui vieram, pensavam que fosse a Guiné-Bissau a assegurar a sua alimentação…o que não tem sido o caso. Os militares da CEDEAO, com base em Cumeré, não têm luz eléctrica, nem água potável, e a situação piora de dia para dia…

Depois da visita, o porta-voz Na Walna não terá gostado, menos ainda o facto de, no dia seguinte, ter visto essa patética justificação ser apresentada na televisão da Guiné-Bissau. Afinal, quando Carlos Gomes Jr era primeiro-ministro, era António Indjai quem, em pessoa, recebia e geria todo o dinheiro que era destinado à alimentação nos quartéis, somas que o próprio geria a seu bel-prazer.

Recorde-se que na sessão com aos antigos combatentes na Assembleia Nacional Popular, Dahaba Na Walna disse que as declarações de António Indjai não tinham qualquer fundamento: “os antigos combatentes recebem 14.000 CFA”. Recebem, de facto, 30.000 fcfa. Na Walna terá chamado “mentiroso” a António Indjai, e acusou-o de nem sequer saber falar… Casa onde não há pão… AAS

via Ditadura do Consenso: Na Walna vs Indjai: A verdade é como o azeite….

21 comments

  1. A verdade é a coisa mais dificil de esconder. Já ouvimos mil versões diferentes sobre o motivo do golpe de estado. É dificil convencer as pessoas com mentiras, pois, quando a pessoa fala mentiras sente dentro de si que não está a agir bem e para um bom observador nota-se logo na cara da pessoa. Antes do golpe todos os guineenses sabiam que a alimentação nos quartéis era boa e até os militares vendiam alguns generos como chouriços e outros.
    Agora resta o António Injai e seus comparças politicos procurarem como alimentar as tropas.

  2. Não só devemos falar das intrigas militares, pois são questões que nos interessam, mas existem questões mais prementes a sobrepor na Guiné-Bissau. A incompetência politica dos nossos Dirigentes que após 1980 houve sobressaltos até hoje, o que nos tornou um País vulnerável até hoje e sem consolidação do estado dado ao constante interrupção do processo.Devemos pautar pela competência sem contarmos com a nossa etnia, a nossa religião, a nossa região, porque todos somos Guineenses e nenhuma etnia é o dono da Guiné.

  3. Afinal General Indjale, era que recebia e geria dinheiro dos militares antes de golpe?
    já estamos nas condições de ver que os nossos dirigentes sobre tudo os nossos militares não são capazes de nada, inclusive Porta-voz de Comando Militar que se apresentava jurista afinal não conseguiu entender o que é a lei.
    Eu particularmente não me sinto surpreendido com burrice dos militares e alguns políticos de Bissau.
    Pelo que não devemos nos ocupar com incompetências deles.

  4. E uma vergonha camuflando com roupa branca sibem que é preta, toda populaçao esta ciente de que o atual CEMGFA, o atual todo puderoso da Guiné-Cansado, estava a tentar tapar o mão com o Ceu, em dar varios conferencia de emprensa para tentar justificar o motivo de golpe de estado de 12 de Abril, sabemos que egistia um fundo para asegurar as eleiçoes e estes fundos sao milhoes e nao só.
    Por onde foram os milhoes que foram dado pelo governo cesante para o aseguramento do processo tao censivel e valioso para nossa Guiné?
    Por onde foram os milhoes que foram dado para reparaçao dos Casernas antes do periodo das Eleiçoes.
    Nos Guineenses ja estamos fartos pelos sucessivos golpes de estado e nao sabemos ate agora o que devemos fazer para sair desta situaçao.

  5. Antonio e os antoninhos ? Quando vao TER tempo de ver a nossa guiñe e os guiniensses,ja bastarem
    por eles .eu espero esses julgamentos de CADOGO contra Os antonios e os antninho da guiñe

  6. Amigos Guineenses,abrem os olhos,porque o Kumba Iala quer acabar com o PAIGC,e ficar so com o seu Partido PRS dos Militares Guineenses,as reunions que eles fazem e sabido,atraves de satelites,varios seus actividades foram descobridos,eles querem cobrir o Ceu com as maos, porque nâo sabem que o mundo esta muito desenvolvidos. Isso e mentira a guin e e de todos guineenses e nâo da força armada de Kumba.

  7. Eu gostava de perguntar aos que até agora estao a tentar mostrar que os militares nao deviam fazer o golpe onde estavam essas pessoas a quando das mortes de TAGMÉ,NINO,HELDER,BACIRO,e mais 2 jovens que foram mortos juntamente com HELDER,tudo isso a mando de CARLOS GOMES Jr,os espancamentos ao Dr:FADUL,PEDRO INFANDA,e as perseguicoes aos deputados CONDUTO,ROBERTO,MARCEANO,alem das inventonas que faz com que muitas pessoas abandonaram o pais.gostava de perguntar-vos onde vcs estavam a quando destes acontecimentos?

  8. na guine-bissau tem haver envio de forças da nacoes unidas para segurar as eleiçoes se nao: o serifo nhamadjo, antonio indjai, kumba iala e cedeao vao estragar essa terra de cabral que muita gente morreran para o criar.

  9. infelizmente,até agora há pessoas que mesmo não tendo nada para comer nem para satisfazer as suas necessidades neste momento,continuam a apoiar o golpe.Se bem que mesmo os golpistas ja estão arrependidos com suas acções;que pena dos cegos!!!

  10. os nosso antepassados diziam «hora ku dus elefante na guerra padjas ku ta pagal’ portanto solicitamos que haja espirito de transparencia, humildade, união, tolerancia, reconciliacão, e concessões para que possamos deslocar nessa gigante decadencia…

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s