UEMOA e Nigéria vão ajudar Guiné-Bissau no pagamento dos atrasados | GBISSAU.com

Abidjan – A União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) e a Nigéria vão ajudar a Guiné-Bissau no pagamento dos salários atrasados dos seus funcionários públicos. O anúncio foi feito pelo Presidente da Costa do Marfim, Alassana Outtara, logo após o seu regresso de Togo, onde participou na cimeira daquele organismo financeiro da costa ocidental africana.

As consequências da crise política resultante do golpe de estado de 12 de Abril foi a justificação dada pelo chefe de estado da Costa do Marfim para apoiar o pagamento salarial aos guineenses.

Ainda de acordo com Alassana Outtara, os países membros da UEMOA, incluindo a Nigéria, decidiram contribuir para o reforço da economia da Guiné-Bissau. “Nós vamos accionar um financiamento para permitir gerir a transição em curso nesse pai,” declarou o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Não ficou claro se a ajuda UEMOA irá para além do pagamento dos atrasados salariais.

O Chefe de Estado indicou igualmente de que os Chefes de Estado da sub-região saudaram o “retorno progressivo da normalidade na Guiné-Bissau após o retorno dos civis ao poder”.

A CEDEAO lidera uma força da interposição na Guiné-Bissau composta essencialmente

por soldados e polícias da Nigéria, de Burkina Faso, e do Senegal. A primeira missão era acompanhar o processo da retirada da missão de Angola na Guiné-Bissau (Missang) do país, um processo que acabou de se completar no final da semana passada.

Caberá à força da ECOMIB (missão militar da CEDEAO) a protecção das instâncias e personalidades política encarregues de conduzir o processo da transição na Guiné-Bissau que terá uma duração de 12 meses, de acordo com “Pacto de Transição” rubricado entre o Comando Militar, os partidos políticos guineenses sob à mediação da CEDEAO.

GBissau.com com Abidjan.net

via UEMOA e Nigéria vão ajudar Guiné-Bissau no pagamento dos atrasados | GBISSAU.com.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s