Guiné-Bissau: Serifo Nhamadjo pede esclarecimentos sobre caso de 17 de Outubro | Jornal Digital

Bissau – O Presidente de Transição pediu esclarecimentos sobre o caso de 17 de Outubro, que culminou com as mortes de Viriato Rodrigues Pam, Paulo Correia e outras individualidades, nos anos 80.

Manuel Serifo Nhamadjo falou, esta quarta-feira, 23 de Maio, na cerimónia de tomada de posse dos membros do seu Governo, na qual estiveram ausentes três dos 28 deste Executivo, nomeadamente o ministro da Economia, o ministro das Finanças e o secretário de Estado do Tesouro, Assuntos Fiscais e das Contas Públicas.

O Presidente de Transição justificou a sua posição nas exigências da sociedade guineense e da comunidade internacional, com a necessidade imperativa de resolução definitiva dos casos das mortes registadas no país até Março de 2009 e eventual condução dos seus responsáveis à justiça.

Neste sentido, Serifo Nhamadjo defendeu, uma vez mais, o factor justiça como via para que os guineenses reencontrem do caminho de reconciliação, de paz e de desenvolvimento nacional.

No aspecto financeiro, Serifo Nhamadjo disse que vai estar atento à actuação do seu Governo, de modo a «não permitir» desperdícios orçamentais que possam pôr em causa os objectivos e o período de transição fixado pela CEDEAO.

Em relação à governação, Serifo Nhamadjo voltou a pedir uma auditoria internacional ao Governo derrubado pelo golpe, um regime do qual ele próprio fazia parte.

Atendendo às dificuldades económicas que enfrenta o mundo, o Presidente determinou que sejam reduzidos, em 50%, os subsídios atribuídos aos titulares de cargos públicos e equiparados.

Sobre a promessa de atribuir 30% de pastas às mulheres, o que não se verificou, Serifo Nhamadjo justificou o facto com as querelas políticas durante o período de formação do Governo.

Embora se trate de um Executivo isolado praticamente a nível internacional, Serifo Nhamadjo convidou a comunidade internacional procurando, desta forma, apoios e legitimação das autoridades de transição junto da comunidade internacional.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Networ

via Guiné-Bissau: Serifo Nhamadjo pede esclarecimentos sobre caso de 17 de Outubro | Jornal Digital.

Advertisements

One comment

  1. Já chega de slogans, e conversas, devemos unir os esforço e por as mãos as obras, sobretudo na produção, serviços infreestruturas.
    Somos nòs a construir a nossa terra, naturalmente com apoio de outros povos do mundo. Tudo é possivél só com a justiça, e paz.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s