GBISSAU.com | Guiné-Bissau: Notícias, Actualidades e Opiniões

Comando Militar considera inoportuna a intenção da FRENAGOLPE de apelar à desobediência civil

Posted on 05/23/2012 by admin

…E desafia Iancuba Djolá Indjai para um debate televisivo em cadeia com as radios nacionais

Iancuba Djola Indjai, Secretário executivo da FRENAGOLPE

Bissau – O Comando Militar considerou terça-feira como “inoportuna” a intenção da FRENAGOLPE de apelar à desobediência civil contra o golpe de estado.

No encontro de imprensa que permitiu anunciar o seu regresso para as casernas, o porta-voz do Comando militar, tenente-coronel Daba Na Walna, teceu duras críticas ao líder da Frente Nacional Anti-Golpe (FRENAGOLPE), Iancuba Djolá Indjai.

“Eu vou me referir ao caso da FRENAGOLPE, a qual durante todo esse tempo não tem feito outra coisa senão instigar as pessoas para saírem à rua, instigar as pessoas para a desobediência civil, instigar as pessoas para criar o pânico, para criar a confusão entre o povo”.

“Mas, eu vou dizer às pessoas que a CEDEAO resolveu o problema. Ela nos mostrou o campo aonde as pessoas têm que sentar para discutir. Espaço existe aonde as pessoas sentar-se para discutirmos nós todos como irmãos até chegarmos a entendimento”, adiantou.

“A Guiné conheceu sempre momentos de sobressaltos, mas ela sempre soube resolver seus problemas. Este não é o fim de mundo, sentemo-nos para conversarmos. Agora, aqueles que instistem na lógica de conflito e de confrontação pedindo a que as pessoas saiam à rua poderão vir a ser considerados como desordem”, advertiu.

“Ora, falando concretamente de Dr. Iancuba Indjai, que está na FRENAGOLPE, ele nos causa alguma estranheza ter homem como Iancuba, que as vezes toca as palmas ao golpe de estado e outras vezes ele é o maior adversário do golpe de estado. Eu não sei aonde é que ele aprendeu a democracia que as pessoas não aprenderam”, criticou mais.

“O Iancuba Indjai foi vice-presidente do Conselho nacional de transição, que surgiu na sequência do golpe contra o Kumba Ialá”, lembrou Na Walna.

Este porta-voz do Comando Militar esclareceu ainda factos sobre a candidatura de Carlos Gomes Jr a presidência da república.

“Existem mortes ocorridas no país; o Nino morreu, o Tagme morreu e até hoje nenhum julgamento foi feito. Essa Resolução do Conselho de Segurança 1949 o que é que diz? Nós acabamos de fazer esta coisa, fomos para Bruxelas, o que é foi dito lá? Uma das exigências que Bruxelas colocou é que o julgamento terá de ser feito. No roteiro da cimeira de Abuja o que é que consta dele? A garantia de que o julgamento terá de ser feito e constou o calendário. Ora, em vez de o julgamento de ser feito, assistimos à uma corrida desenfreada da parte do Primeiro-ministro, que era objeto de acusação ao cargo de presidente da república. Por que é que ele queria ser presidente? Para ele poder gozar da imunidade presidencial. A nossa leitura é essa, o primeiro-ministro não tem imunidade nenhuma. Por isso ele quis ser presidente da república para não ser aborrecido na certeza de ser levado a julgamento. Isso ninguém conseguiria”, destacou.

Sobre as acusações do ministro português dos NE, Paulo Portas, de os militares guineenses serem traficantes da droga, Na Walna questiona de quem é o responsável da empresa que controla as entradas e saidas da droga no país.

“Com relação ao Paulo Portas em Portugal, que nos chama como traficantes da droga, nós o questionamos de quem é a pessoa que tem a empresa no aeroporto de Bissau, que controla todas as bagagens em trânsito? É bem ele o responsável pela segurança das bagagens. Ora, se a droga transitar através do aeroporto é porque ela foi posta na bagagem”, vincou.

A terminar, Daba Na Walna desafiou Iancuba Indjai para um debate da situação na TGB em cadeia com as rádios nacionais.

Fonte: RDN

via GBISSAU.com | Guiné-Bissau: Notícias, Actualidades e Opiniões.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s