Primeiras Tropas da CEDEAO já estão na Guiné-Bissau | GBISSAU.com

(GBissau.com) Bissau – Os primeiros soldados do contingente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para a Guiné-Bissau — um grupo de 70 militares do Burkina Faso – foi recebido ontem, quinta-feira, ao cair do dia, na Guiné-Bissau.

Estes homens chegaram a bordo de um avião comercial da “Air Burkina” e foram recebidos pelos policiais e militares na Guiné-Bissau, nas presenças dos representantes da CEDEAO e da ONU em Bissau.

Logo depois da sua chegada, eles foram transportados em caminhões para a localidade de Cumeré, uns 35 quilómetros da cidade de Bissau, e serão instalados num quartel do exército recentemente renovado.

Este grupo, parte de um contingente que será composto por cerca de 630militares, será comandado pelo coronel Gnibanga Barro, um oficial das forças armadas de Burkina Faso.

Fontes militares em Bissau dizem que as tropas de Burkina Faso vão preparar a chegada dos restantes soldados da Nigéria e do Senegal, esperados ainda hoje, sexta-feira.

Entre as missões desta força, está a preparação e cobertura da retirada dos cerca de 200 efectivos da missão militar angolana, MISSANG, prevista para o próximo fim-de-semana, conforme confirmou ontem em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa do Marfim, Duncan Kablan.

Duncan Kablan foi recebido a propósito pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos. O MNE da Costa do Marfim foi portador de uma carta do presidente do seu país Alassane Ouatarra, para o seu homólogo angolano. Os detalhes dessa carta ainda não são conhecidos.

Entretanto, a continuação da implementação do processo de reforma do sectores da defesa e segurança — que vinha sendo assegurado pela missão militar angolana – estará agora sob o comando das forças da CEDEAO.

A chegada da força da sub-região coincide com a notícia segundo a qual, Carlos Gomes Júnior, o deposto primeiro-ministro guineense, deve chegar dentro de dias a Luanda, no prosseguimento do seu esforço diplomático “para a reposição da legalidade democrática na Guiné-Bissau”.

via Primeiras Tropas da CEDEAO já estão na Guiné-Bissau | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s