Presidente de transição insta PAIGC a sugerir nome para primeiro-ministro | GBISSAU.com

GBissau.com com Agência Lusa. O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, instou hoje a direção do PAIGC a indicar um nome que possa ser analisado para ocupar o cargo de primeiro-ministro, disse aos jornalistas Augusto Olivais, secretário nacional do partido.

Augusto Olivais falava aos jornalistas à saída de uma audiência que uma delegação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) manteve hoje com Serifo Nhamadjo, para a busca de solução de saída da crise que o país vive desde o golpe de Estado militar a 12 de abril passado.

“O Presidente da República, como tem estado a ouvir todos os partidos, fez-nos a proposta de o PAIGC indicar um nome ou nomes para a sua apreciação”, para o cargo de primeiro-ministro, disse o secretário nacional do partido.

“O PAIGC como sabem é um grande partido, vamos agora reunir a comissão permanente do `bureau` político e transmitir o que ouvimos do Presidente da República”, afirmou ainda Augusto Olivais.

O responsável negou, contudo, que haja mudança de posição do seu partido em relação à pessoa de Serifo Nhamadjo. O PAIGC diz que não reconhece Nhamadjo como Presidente da República.

“Não reconhecemos. Estamos em busca de uma fórmula para a saída da crise, a melhor fórmula, mas têm que se lembrar de que o PAIGC sempre disse que está aberto ao diálogo e é no quadro desse diálogo que estamos a tentar encontrar a melhor saída para este país”, sublinhou Olivais, pedindo aos jornalistas que deixem de lado esse pormenor.

“Por favor deixem isso do reconhecimento ou não reconhecimento e vamos encontrar uma saída para este problema”, pediu Augusto Olivais, prometendo para quarta-feira uma resposta ao repto de Serifo Nhamadjo.

Até aqui tem-se falado de quatro propostas para ocupar o cargo do primeiro-ministro, a saber: Paulo Gomes, Rui de Barros, Faustino Imbali e Malam Sambú. Mas, são os primeiros dois nomes que têm dominado os círculos políticos guineenses nos últimos dias. Não se sabe até que o ponto o encontro de hoje entre Serifo Nhamadjo e o PAIGC irá alterar esta equação.

GBissau.com com Agência Lusa

via Presidente de transição insta PAIGC a sugerir nome para primeiro-ministro | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s