ANP Adia a sua III Sessão Ordinária por Falta de Quórum | GBISSAU.com

(GBissau.com) Bissau – A sessão parlamentar da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP) que devia ter começado na segunda-feira, 14 de Maio, foi adiada por falta de quórum.

No início dos trabalhos o agora presidente interino do parlamento, Ibraima Sori Djaló do PRS que esteve a presidir à sessão, fez a chamada dos 100 deputados, e registou que o número dos presentes não era superior a 51 parlamentares.

Dos 67 deputados do PAIGC apenas 7 compareceram na Assembleia.

Face à falta do quorum, o presidente da mesa em exercício considerou que todos os deputados deviam cumprir o seu dever, porque a ANP não é a sede de um partido político, e frisando que não era uma ameaça lembrou o artigo 8 do regimento da ANP. O arigo 8 diz que o deputado perde o mandato após 10 faltas consecutivas, além de que o salário é descontado por cada falta.

“Os problemas decorrentes de 12 de abril (golpe de Estado) são tratados no fórum próprio” e o deputado “deve de cumprir a missão do povo e não do partido”, disse.

Sori Dajlá reafirmou perante os 39 deputados presentes que “as pessoas têm de assumir as suas responsabilidades” e marcou uma nova sessão parlamentar para terça-feira, às 10:00 da manhã de Bissau.

Quanto aos acontecimentos de ontem, embora os deputados do PAIGC não tivessem comparecido, o líder da Bancada Parlamentar do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Rui Diã de Sousa, deslocou-se à sede da ANP para se reunir com o agora Presidente em exercício do parlamento guineense.

À saída da reunião Rui Diã de Sousa prestou declarações à imprensa. Ele disse que se deslocou à ANP para participar “na busca de melhores soluções para a Guiné-Bissau”, mas, no entanto que para que haja qualquer compromisso, “o regimento [da ANP] tem que ser observado”. Diã de Sousa sublinhou de que “os procedimentos [da Comissão Permanente da ANP] não foram correctos” e, por isso “não devemos participar em nada até as coisas sejam repostas em devido lugar”.

Ainda assim, o líder da Bancada Parlamentar do PAIGC disse que teve uma “discussão frutífera” com Ibraima Sori Djaló. Carregue no link para ouvir as declarações do líder parlamentar do PAIGC.

Recorde-se de que a Comissão Permanente da ANP reuniu a 9 de Maio para agendar a III Sessão Ordinária da ANP, que devia decorrer de 14 a 29 de Maio.

Face à falta do quórum, o PAIGC parece ter conseguido uma vitória parcial na ANP ao bloquear o início da III Sessão Ordinária do parlamento. Resta saber se o encontro entre Rui Diã de Sousa e Ibraima Sori Djaló seja um prenúncio de eventuais negociações entre os parlamentares para resolver a crise institucional guineense.

 

via ANP Adia a sua III Sessão Ordinária por Falta de Quórum | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s