gbissau.com: Crise Política Guineense: CEDEAO Conta com o Aval da ONU | GBISSAU.com

…para avançar com o processo de implementação das deliberações da Cimeira de Dacar

Dr. Abdel-Fatau Musah, Director das Relações Exteriores da CEDEAO

Um alto oficial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou o pedido da sua organização às Nações Unidas numa altura em que o Conselho de Segurança prepara a sua deliberação sobre a situação na Guiné-Bissau. Este encontro da cúpula da ONU acontece hoje, segunda-feira.

O Director das Relações Exteriores da CEDEAO Abdel-Fatau Musah disse que o apoio da ONU é fundamental porque vai mostrar um esforço internacional para restaurar a ordem constitucional na Guiné-Bissau.

“Precisamos do apoio do Conselho de Segurança e precisamos da União Africana para que as partes interessadas na Guiné-Bissau percebem que a comunidade internacional está unida para ver aquele país voltar à normalidade, o mais rápido possível “, disse Musah.

A CEDEAO tem dito que quer acelerar a restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau e, consequentemente, implementar planos de reforma do sector da defesa e da segurança no país.

O bloco sub-regional impôs sanções financeiras, económicas e diplomáticas na Guiné-Bissau após o Comando Militar se ter recusado o retorno ao regime civil, assim como o de o regresso do Presidente Interino, Raimundo Pereira às funções.

“As sanções são destinadas a fazer as partes verem que a única oportunidade para eles é um rápido restabelecimento da ordem constitucional no país. A CEDEAO definitivamente gostaria que o Conselho de Segurança apoiasse as sanções “, disse Musah.

Aquele funcionário da CEDEAO acrescentou, “a reunião do Conselho de Segurança de hoje (segunda-feira) vai se debruçar sobre o aspecto político da situação. Isto é, que tipo de transição que queremos, depois da libertação do primeiro-ministro e do presidente interino … O Conselho de Segurança vai procurar colocar mais pressão sobre as partes interessadas na Guiné-Bissau. ”

Ele disse que outra questão importante é o envio de uma força da CEDEAO para ajudar o período de transição política.

“Os militares [da Guiné-Bissau] aceitaram o envio da força da CEDEAO”, Musah disse, “para ajudar a garantir a transição, para começar a trabalhar sobre a reforma do sector da segurança que não tem conhecido nenhum progresso durante vários meses. A força da CEDEAO irá também garantir que o contingente militar angolano abandone o país de uma forma pacífica. ”

Alguns observadores têm expressado as suas preocupações de que a presença das tropas angolanas tem aumentado a tensão entre os militares da Guiné-Bissau e os de Angola.

presidente da Comissão da CEDEAO, Désiré Ouedraogo (Esq.) e o Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouatarra (Dir.)

Na sua reunião de 3 de Maio em Dacar, Senegal, os Chefes de Estados e dos governos da CEDEAO pediram o envio de uma força militar regional para Guiné-Bissau afim de supervisionar a retirada de uma missão de assistência técnica angolana e garantir a segurança do período da transição e para ajudar com o processo da reforma do sector da defesa e da segurança.

Neste momento, “Os elementos da CEDEAO estão em conversações [com os militares guineenses] sobre as modalidades de envio da força desta organização regional… Portanto, o envio desta força é muito importante para proteger o período de transição”, disse Musah.

“O que a CEDEAO tem feito é tentar respeitar e operar no máximo possível, dentro da  Constituição da Guiné-Bissau. E, assim, não entendo porque o partido maioritário, o PAIGC [Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde], por exemplo, terá alguma oposição à proposta da CEDEAO “.

Por último, o Director das Relações Exteriores da CEDEAO Abdel-Fatau Musah disse que esta organização espera que o Conselho de Segurança das Nações Unidas apoie os planos do bloco sub-regional para a resolução da crise guineense.

Fontes: GBissau com os Serviços de Inglês da Voz da América para a África

via Crise Política Guineense: CEDEAO Conta com o Aval da ONU | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s