Grupo de Contacto da CEDEAO Reunido em Banjul para Debater a Questão Guineense | GBISSAU.com

Sete ministros dos Negócios Estrangeiros do Grupo de Contacto da CEDEAO estão reunidos hoje Domingo em Banjul, Capital da Gâmbia, com os principais actores políticos da Guiné-Bissau, revelou o porta-voz da CEDEAO, Sunday Ugoh.

O grupo de contacto agrupa Nigéria, Benin, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Conacri, Senegal e Togo.

São cerca de 30 representantes políticos da Guiné-Bissau, incluindo o Comando Militar, e alguns representantes religiosos a participar na reunião Banjul convocada pelo governo da Gâmbia, em nome do Grupo de Contacto.

Este Grupo de Contacto é presidido pela Nigéria, que é também encarregue de coordenar acções de acompanhamento da implementação das decisões saídas da cimeira extraordinária de Abidjan que teve lugar no dia 26 de Abril.

Segundo um comunicado emitido em Abidjan, a reunião na Gâmbia é para discutir os próximos passos para a resolução da crise no país, em consonância com as decisões da cimeira extraordinária de líderes regionais.

Do comunicado constam os seguintes pontos:

A cúpula da CEDEAO que estabeleceu o Grupo de Contacto instou as partes a unir esforços regionais de mediação para uma transição consensual através da realização de eleições dentro de 12 meses.

A CEDEAO toma nota do compromisso de 16 de Abril pelo Comando Militar a aceitar a restauração da ordem constitucional com base em modalidades a serem trabalhadas com a ajuda da CEDEAO.

O objetivo é acabar com a crise política na Guiné-Bissau provocada pelo Golpe de Estado de 12 Abril que interrompeu o processo eleitoral em curso para a substituição do presidente Malam Bacai Sanhá que faleceu em Janeiro de 2012.

A primeira volta da eleição presidencial realizada em 18 de Março foi inconclusiva e uma segunda volta estava marcada para o dia 29 de Abril, mas que alguns partidos da oposição haviam ameaçado boicotar, alegando fraude, antes do golpe militar.

Ainda em Abidjan, o porta-voz da CEDEAO anunciou um outro encontro a ter lugar em Dakar, Senegal, na próxima quinta-feira, dia 3 de Maio. No encontro, estarão presentes Chefes de Estado de sete países da nossa costa ocidental africana.

GBissau.com

via Grupo de Contacto da CEDEAO Reunido em Banjul para Debater a Questão Guineense | GBISSAU.com.

Advertisements

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s