Angola Press – África – Grupo de contacto da CEDEAO sobre Guiné-Bissau reúne-se na Gambia

Lagos – O grupo de contacto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a Guiné-Bissau, composto por sete membros, reúne-se este domingo em Banjul, para discutir as próximas etapas na resolução da crise actual no país.

Segundo um comunicado da Comissão da CEDEAO a reunião ministerial de alto nível vai agrupar 30 representantes das partes abrangidas, incluindo a junta militar, que tomou o poder a 12 de Abril no país, bem como os partidos políticos.

Esta reunião, que agrupa os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do grupo de contacto (Nigéria, Benin, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné Conakry, Senegal e Togo), será seguida a 3 de Maio pela dos chefes de Estado e de Governo.

O grupo foi instaurado a 26 de Abril de 2012 pela cimeira extraordinária da CEDEAO, organizada em Abidjan (Côte d’Ivoire), para coordenar as acções de acompanhamento relativas à aplicação das decisões da cimeira sobre a Guiné-Bissau.

No termo da sua cimeira em Abidjan, a CEDEAO tinha ameaçado impor sanções contra a junta militar e os seus aliados se não respeitaassem, em 72 horas, todas as suas exigências, entre as quais a libertação imediata e incondicional do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, do Presidente interino, Raimundo Perreira, e das outras personalidades detidas ilegalmente e o restabelecimento da ordem constitucional para permitir a conclusão do processo eleitoral, perturbado pelo golpe de Estado.

O primeiro-ministro e o Presidente interino foram libertados sexta-feira pela junta e encaminhados para Abidjan.

via Angola Press – África – Grupo de contacto da CEDEAO sobre Guiné-Bissau reúne-se na Gambia.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s