África 21 – Presidente da Nigéria irá a Dakar discutir crise da Guiné-Bissau

Goodluck Jonathan estará na capital senegalesa na próxima quinta-feira.

Da Redação, com Panapress

Dakar – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, é esperado quinta-feira próxima em Dakar, no âmbito da busca de uma solução para a crise na Guiné-Bissau, anunciou o ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Alioune Badara Cissé.

Numa declaração à Rádio Televisão Senegalesa (RTS), à margem de uma sessão extraordinária dos dirigentes oeste-africanos sobre esta situação, o ministro senegalês indicou que Goodluck Jonathan se deslocará a Dakar a 3 de maio próximo, no quadro do Grupo de Contacto designado para encontrar soluções para a crise bissau-guineense.

O Senegal foi designado membro do Grupo Regional de Contacto, dirigido pela Nigéria, que deve coordenar o seguimento da implementação das decisões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a Guiné-Bissau.

O chefe da diplomacia senegalesa recordou que a CEDEAO decidiu criar um dispositivo de controlo e um outro militar para reagir, caso o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) responda favoravelmente ao seu pedido de intervenção.

Segundo ele, a CEDEAO poderá então enviar tropas para a Guiné-Bissau.

Durante uma sessão extraordinária relaizada quinta-feira em Abidjan, na Costa do Marfim, os chefes de Estado dos países da CEDEAO decidiram criar este Grupo Regional de Contacto integrado pelo Benim, por Cabo Verde, pela Gâmbia, pela Guiné-Bissau, pelo Senegal e pelo Togo.

No termo desta sessão, a CEDEAO recomendou “o desdobramento, com efeito imediato, dum contingente da Força de Alerta da CEDEAO (FAC) na Guiné-Bissau para, entre outros, facilitar a retirada da Missão de Assistência Técnica e Militar de Angola que se encontra neste país”.

Os dirigentes da organização sub-regional, que aprovaram o mandato da FAC, indicaram que a “CEDEAO vai impor, com efeito imediato, sanções direcionadas à Guiné-Bissau, se o Conselho Nacional de Transição que dirige atualmente o país não aceitar todas as exigências da conferência dos chefes de Estado nas próximas 72 horas, a partir desta quinta-feira”.

via África 21 – Presidente da Nigéria irá a Dakar discutir crise da Guiné-Bissau.

Anúncios

3 comments

  1. A organização denominada CEDEAO – Clube de Eunucos e Ditadores dos Estados da África Ocidental só está a fazer asneiras. Colocaram-se numa posição de afronta ao povo guineense para favorecer interesses regionais.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s