Comando Militar Reúne-se Com Chefias Militares da CEDEAO | GBISSAU.com

A delegação do Comando Militar da Guiné-Bissau que participou na quinta-feira na cimeira da Comunidade da África Ocidental regressou hoje (sexta-feira) a Bissau.

A delegação dos militares que realizaram um golpe de Estado no dia 12 de Abril chegou à capital guineense cerca das 11:00 da manhã.

A delegação era composta por três elementos do Comando Militar: Daba Naualna (porta-voz), Sanha Clussé (Chefe do Estado-Maior da Armada) e Celestino de Carvalho (Presidente do Instituto Nacional da Defesa). Tinham viajado à Abidjan num avião Falcon da República da Costa do Marfim, enviado só para esse propósito. Terá sido, presumivelmente, esta mesma delegação a reunir-se esta manhã, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, com chefes das forças armadas da Nigéria, do Senegal e da Costa do Marfim.

Na quinta-feira, a cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu enviar um contingente militar de 500 a 600 elementos, a fornecer por Nigéria, Togo, Costa do Marfim e Senegal, para a Guiné-Bissau.

Face à controvérsia causada com a presença das tropas angolanas na Guiné-Bissau integradas na chamada MISSANG, os acordos de Abidjan afastam definitivamente os militares daquele país lusófono no processo da “estabilização”.

Para já, não se sabe da reacção angolana sobre as decisões saídas de Abidjan.

Georges Chikoti (Esq.) e Paulo Portas (Dir.)

Recorde-se que nos últimos dias, O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, juntamente com o seu congénere português, Paulo Portas, têm-se desdobrado em intensas campanhas de mobilização junto às instâncias internacionais para “cimentar e consolidar” a presença da MISSANG na Guiné-Bissau.

Georges Chikoti dizia há dias de que “os guineenses tinham que aceitar a MISSANG”. Todavia, a Cimeira de Abidjan aponta para o contrário. O compromisso assumido pela CEDEAO é de “facilitar” a saída da missão técnica angolana.

GBissau com a Agência Lusa

via Comando Militar Reúne-se Com Chefias Militares da CEDEAO | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s