LGDH e o Movimento Civil Contra Acordo Entre os Militares e Políticos | GBISSAU.com

A Liga dos Direitos Humanos e o Movimento da Sociedade Civil para a Paz condenaram hoje o acordo para a Estabilização e Manutenção da Ordem Constitucional, assinado entre militares e políticos guineenses na quarta-feira.

O Movimento marca também para segunda-feira uma manifestação.

Alguns partidos políticos e o Comando Militar que desencadeou um golpe de estado na Guiné-Bissau assinaram na quarta-feira passada um acordo que previa a criação de um Conselho de Transição e a realização de eleições dentro de dois anos. O Comando Militar disse no entanto depois que nada estava ainda decidido.

Ainda assim, a Liga dos Direitos Humanos disse, em comunicado, que o acordo foi assinado “por entidades desprovidas de qualquer legitimidade popular” e responsabilizou depois “o Estado maior General das Forças Armadas e todos os envolvidos no golpe de Estado” pela crise social no país, “sobretudo no interior, em virtude da deslocação massiva das populações, incluindo o naufrágio que ocorreu na ligação marítima entre Caio e Djeta”.

A Liga repudia as “buscas ilegais” e “pilhagens” nas residências “dos responsáveis políticos e cidadãos comuns” e volta a exigir a libertação do Presidente interino e do primeiro-ministro, Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior, detidos pelos militares.

Também em comunicado, o Movimento Nacional da Sociedade Civil “manifesta a sua estranheza face aos comportamentos ilegais e inaceitáveis de alguns dirigentes políticos e outras personalidades que ocuparam funções cimeiras na hierarquia do Estado guineense, cujas ações irresponsáveis deram corpo e alma” ao golpe de Estado.

Além de exigir a libertação do Presidente interino e do primeiro-ministro, o Movimento apela aos cidadãos para se mobilizarem em torno “de uma gigantesca marcha pacífica que terá lugar no próximo dia 22, com o objetivo de exigir a reposição da ordem constitucional e a libertação imediata dos detidos”.

Fonte: Lusa

via LGDH e o Movimento Civil Contra Acordo Entre os Militares e Políticos | GBISSAU.com.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s