Guiné-Bissau: Conselho de Paz e Segurança vai debater situação > Sociedade > TVI24

A análise da situação na Guiné-Bissau é um dos pontos da reunião terça-feira, em Adis Abeba, do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), órgão presidido este mês por Angola, noticiou hoje a Angop.

A reunião, convocada por Angola, vai debater também a situação de conflito entre o Sudão e o Sudão do Sul e o golpe de Estado no Mali.

Os trabalhos vão ser dirigidos pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Chicoti.

Fonte diplomática em Adis Abeba, citada pela agência noticiosa Angop, disse que, relativamente à Guiné-Bissau, deverá ser aprovada uma «condenação mais firme» dos autores do golpe de Estado no passado dia 12 de abril, «no que concerne à responsabilização criminal».

A libertação imediata de todos os detidos, nomeadamente o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, deverá igualmente constar do texto final.

A agência Angop destaca que «os membros do Conselho de Paz e Segurança (CPS) deverão trabalhar com as Nações-Unidas no sentido do envio de uma força com mandato internacional para a estabilização da Guiné-Bissau».

Quanto ao Mali, o CPS deverá fazer uma avaliação do cumprimento das sanções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da UA.

Sobre a situação entre as Republicas do Sudão e do Sudão do Sul, os membros do CPS deverão ouvir as partes relativamente aos incidentes ao longo da fronteira comum, em particular na região de Heglig, rica em petróleo e reclamada pelos dois lados.

Durante a reunião, o comissário para a Paz e Segurança da UA, Ratmma Lammara, vai fazer uma apresentação do estado atual da situação na Guiné-Bissau, Mali e sobre a situação entre o Sudão e o Sudão do Sul, refere a Angop.

via Guiné-Bissau: Conselho de Paz e Segurança vai debater situação > Sociedade > TVI24.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s