Comissão Técnica da CEDEAO na Guiné-Bissau | Jornal Digital

Bissau – A Comissão Técnica da Comunidade Económica para Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO) iniciou, esta segunda-feira, 23 de Abril, uma reunião de trabalho com o Comando Militar guineense.

Com a finalidade de encontrar uma via de retorno à normalidade constitucional na Guiné-Bissau, O encontro acontece na sequência do golpe de Estado que, a 12 de Abril, derrubou o Executivo de Carlos Gomes Júnior, detido há mais de uma semana em Mansoa, juntamente com o Presidente Interino, Raimundo Pereira.

De acordo com o Comando Militar, no poder desde 12 de Abril, este encontro poderá culminar com a criação de um Governo de Transição, com a consequente nomeação de outros órgãos de soberania no país.

Por outro lado, o Estado Major-general das Forças Armadas informou, em comunicado, que foi criado um «Fórum de Concertação», que funciona todos os dias junto das instalações desta instituição militar guineense.

«Os partidos políticos com e sem assento parlamentar, a Sociedade Civil, os líderes religiosos e pessoas singulares são convidados para uma análise que possa conduzir o país a sair da crise», lê-se no comunicado a que a PNN teve acesso.

Neste sentido, o Estado Major-general das Forças Armadas voltou a determinar que não há marchas no país.

«Face ao anteriormente exposto, o Estado Major-general das

Forças Armadas reitera a sua firme posição de não permitir a realização das marchas ou manifestações de qualquer natureza», refere o documento.

O Estado Major-general das Forças Armadas justificou a iniciativa. Segundo ele, as marchas não são caminho para o restabelecimento da normalidade mas sim a forma de «incomodar e perturbar» a ordem fazendo ainda agravar mais tensão social.

«São repudiadas as marchas e quaisquer manifestações, em detrimento da conjugação de esforços na busca de solução prévia e viável para a crise despoletada pelos militares».

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

via Comissão Técnica da CEDEAO na Guiné-Bissau | Jornal Digital.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s