Guiné-Bissau. Serifo Nhamadjo nega ter sido convidado para ser presidente interino | iOnline

Por Sara Sanz Pinto. Assembleia Nacional convocou para hoje um encontro com todos os partidoscom representação parlamentar.

O vice-presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, negou ontem ter sido convidado para assumir o cargo líder interino do país. Nhamadjo, que esteve reunido com os militares responsáveis pelo golpe de Estado de 12 de Abril, afirmou também à saída do encontro que a Assembleia Nacional não tinha sido dissolvida.

Num tom apaziguador, Nhamadjo, também candidato presidencial à revelia do PAIGC maior partido e no poder até à semana passada, sublinhou que o respeito pela lei depende dos “arranjos que se podem conseguir” e, confrontado com envio de uma força internacional para o país, respondeu que estavam a ser procuradas “soluções”, mas que não precisavam da intervenção de tropas estrangeiras, porque a Guiné-Bissau “não está em guerra”.“Como devem calcular, depois de todo esse levantamento ficámos refugiados, acompanhando pela imprensa.

Depois do anúncio de ontem que se deu na imprensa, sem prévio conhecimento, pedimos um encontro urgente para saber porquê”, afirmou, sublinhando estar a falar na qualidade de presidente da Assembleia nacional guineense em exercício. “Nenhum de nós tinha conhecimento”, esclareceu, quando questionado sobre o anúncio de quinta-feira que indicava Serifo Nhamadjo como presidente do país durante um período de transição de dois anos e Sori Djaló no cargo de presidente de um Conselho de Transição.

A mesa da Assembleia Nacional convocou para hoje um encontro com todos os partidos com representação parlamentar para adoptar “uma posição”. Nhamadjo diz que a assembleia está a tentar “encontrar uma saída constitucional” e sublinha que não está de acordo com o golpe de Estado, sendo que qualquer solução tem de incluir o PAIGC e a libertação de Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira, primeiro-ministro e presidente interno, detidos na semana passada.

via Guiné-Bissau. Serifo Nhamadjo nega ter sido convidado para ser presidente interino | iOnline.

Anúncios

One comment

  1. A Guiné Bissau, um Pais irmão, está sem o norte politico, é preciso que os orgãos internacionais com competências para a reposição da legalidade, o façam já e agora. O Vice- Presidente da Assembeleia Nacional, Senhor Serifo Nhamandjo, reuniu-se com os militares e os Partidos Politicos na condição de um refen politico sequestrado pelos militares, pois, foi obrigado a declarar aos midias que o Pais não está em Guerra, pelo que me parece, não falou dentro do direito a liberdade de expressão e como um orgão de soberania nacional, porquanto depois do Golpe de Estado, o Pais fcou sem os orgãos de soberania nacioanal, ora vejamos, detido o primeiro Ministro, Presidente interino e outros elemntos do poder na Guiné, o Vice- Presidente da Assembleia ficou sem a legitimidade do povo, por causa desta fratura constitucional, ele só o fará se o pais voltar a normalidade constitucional. Angola, por dirigir a CPLP, desempenha um papel muito importante e pacificador na resolução deste problema, porém, será necessário reformas politicas e militares. A Guiné, não pode transformar-se numa ameaça da estabilidade internacional nem muito menos numa ilha de morte da esperança do povo. A força internacional não vai invadir a Guiné conforme alguns analistas na Guiné, mas sim ajudar os guineenses a viverem em paz, promovendo a estabilidade social.

    Por outra, o futuro da Guiné depende em grande parte dos próprios Guineenses, assim, devem conjulgar esforços ajudando a comunidade internacional. Bem haja.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s