Guiné-Bissau: Cadogo desmente Sebastião Isata – ANGONOTÍCIAS

Guiné-Bissau: Cadogo desmente Sebastião Isata

10-01-2011 | Fonte: Luanda Digital

O Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior desmentiu as informações segundo as quais a tão falada força de estabilização seria deslocada para Guiné-Bissau a partir do mês do Fevereiro, assumindo apenas o cumprimento do acordo bilateral assinado recentemente com as autoridades angolanas.

Este acordo com diferentes valências, inclui uma vertente de cooperação militar a qual abrange, entre outros, a recuperação de infra-estruturais, como o quartel de Cumeré e o edifício do Estado Maior, alvo de uma explosão em 2009, e formação de quadros militares guineenses.

Falando aos jornalistas depois da reunião com uma delegação Angolana que se encontra em Bissau para dar início à implementação de programas nos domínios da defesa e segurança, o chefe de governo da Guiné-Bissau negou que em nenhuma circunstância o envio de uma força de intervenção tenha sido discutido com quem quer seja.

Estas declarações procuraram acalmar junto dos quartéis guineenses o efeito incendiário das declarações desmedidas feitas no dia anterior pelo angolano Sebastião Isata, representante da União Africana na Guiné-Bissau. Em declarações à agência Lusa, Isata referiu que uma missão de estabilização para a Guiné-Bissau chegaria em Fevereiro. Segundo o mesmo responsável, a missão será conjunta e inclui além da União Africana, a Comunidade Económica dos Países da África Ocidental e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Manuel Augusto, Vice-Ministro das Relações Exteriores de Angola, chefe da missão de cooperação bilateral com o qual Gomes Júnior esteve reunido recentemente, afirmou também não ter conhecimento sobre qualquer envio de uma força com características de intervenção, embora o seu país esteja a presidir a CPLP.

via Guiné-Bissau: Cadogo desmente Sebastião Isata – ANGONOTÍCIAS.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s